SMP 60 anos

No sábado, dia 10 de novembro de 2007, pediatras de todo o estado se reuniram para comemorar o jubileu de diamante da Sociedade Mineira de Pediatria. A festa dos 60 anos da SMP foi marcada por homenagens aos fundadores e aos médicos que fizeram a história da entidade, além de um jantar dançante para os associados.

A solenidade aconteceu no auditório Oromar Moreira, no prédio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), e contou com importantes presenças: Dioclécio Campos Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Guy Freire Jannoti, presidente de honra da SMP; Hermann von Tiesenhausen, presidente do CRM-MG; José Carlos Vianna, presidente da AMMG; Francisco José Pena, diretor da Faculdade de Medicina da UFMG e ainda com Evaldo Aggrippino Mattos Júnior, Sônia Lansky, Fernando Mendonça e Navantino Alves Filho, que representaram, respectivamente, a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e a Faculdade de Ciências Médicas.

Durante a cerimônia, foi feita uma homenagem também ao único sócio-fundador da Sociedade ainda vivo, Fausto Gomes Baptista, que recebeu uma placa com os dizeres: “Homenagem da Sociedade Mineira de Pediatria a todos os fundadores da entidade, na pessoa do dr. Fausto Gomes Batista. A SMP agradece a dedicação e o carinho daqueles que foram os grandes responsáveis pela organização e o crescimento da especialidade em Minas Gerais”.

Após esta homenagem, a SMP ainda prestou reconhecimento aos seus ex-presidentes, com a inauguração de dois painéis que estampam com fotos destes pediatras. Participaram do descerramento dos painéis o atual presidente da Academia Mineira de Pediatria (AMP), Fausto Pacheco; o presidente da SMP, Fábio Guerra, o presidente de SBP, Dioclécio Campos Júnior, e o pediatra e ex-presidente da SMP, Edward Tonelli.

Após o fim da solenidade, os convidados se dirigiram ao salão de recepções do prédio da AMMG, onde assistiram a um vídeo de fotos sobre a história da entidade e participaram de um coquetel. Na saída do evento, os convidados receberam exemplares do livro de Patronos da Academia Mineira de Pediatria e do jornal histórico preparado especialmente para a comemoração do 60º aniversário da SMP.

Edição Histórica dos 60 anos da SMP

Livro dos Patronos, lançado nos 60 anos da SMP

Fotos 60 Anos SMP

Edição Especial 60 anos do Jornal SMP