Evento gratuito promove conscientização sobre saúde da criança, do adolescente e do adulto jovem

Compartilhe



Evento gratuito promove conscientização sobre saúde da criança, do adolescente e do adulto jovem

Faculdade de Medicina da UFMG e Sociedade Mineira de Pediatria promovem, no sábado 27/05, o Observaped Itinerante com objetivo de levar informação à população

 

No sábado, 27 de maio, o Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação, vai receber a 1ª Edição do Observaped Itinerante. Idealizado pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), a ação acontece a partir das 9 horas e segue até às 17 horas com oficinas, palestras, brincadeiras e exibição de filmes, além de conversas com a população. O objetivo do evento, que inaugura a versão itinerante do Observaped é levar para a comunidade uma série de ações de conscientização que tenham como foco a saúde da criança, do adolescente e do adulto jovem.

Professores e alunos da Faculdade de Medicina e membros da SMP serão os responsáveis por informar à população sobre temas relevantes como o desenvolvimento infantil, a adolescência, cozinha saudável e de baixo custo, educação em saúde, prevenção e diagnóstico do câncer infantil, dúvidas comuns na infância e juventude, educação sexual aleitamento materno, entre outros.

“Para nós é muito importante esse diálogo com a comunidade para expor problemas e dúvidas que surgem em várias famílias”, afirma a chefe do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e presidente da SMP, Maria do Carmo Barros de Melo. “O Observaped é uma oportunidade de discutir e conscientizar diversos temas que são importantes para a vida das nossas crianças, por isso a participação é importante para todos”, completa.

 

Observaped

 

Espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente, o Observaped concretiza-se por meio da captura e reunião de dados e da difusão e divulgação de informações relevantes para decisões setoriais – universidade, governos e outras instituições – subsidiando políticas públicas de saúde da criança e do adolescente. A organização do Observatório é de responsabilidade do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Também fazem parte do projeto professores, alunos, gestores e profissionais de áreas afins à saúde da criança e do adolescente.

Os seguintes eixos temáticos são priorizados pelo Observaped: (1) A criança, o adolescente e a violência; (2) Caderneta de Saúde da Criança; (3) Doenças infecciosas e parasitárias; (4) Eventos adversos e segurança da criança e do adolescente; (5) Prevenção de obesidade e outros distúrbios nutricionais; (6) Qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer na infância e na adolescência; (7) Pediatria de A a Z; (8) Desenvolvimento Infantil. Os envolvidos em cada eixo temático desenvolveram cartilhas e material educacional que está disponível na página eletrônica do Observaped (www.medicina.ufmg.br/observaped).

 

Serviço:

 

Observaped Itinerante

 

Data: 27 de maio (sábado)

Local: Centro de Referência da Juventude – R. Guaicurus, 112 (ao lado da Praça da Estação)

Evento gratuito