Curso prepara profissionais da saúde e parteiras em Reanimação Neonatal

Compartilhe



Em 10 de novembro, a Coordenação Estadual do Programa de Reanimação Neonatal SMP/SBP, formada pelos pediatras Márcio Pablo Martins Miranda, Vanessa Zákia Devitto Miranda, Márcia Penido e Marcela Damasio, realizou em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, um Curso de Reanimação Neonatal especial. Além de treinar médicos e profissionais de saúde para melhor atender as crianças na hora do nascimento, treinaram também parteiras da região, tradicionais e indígenas, das tribos Xacriabá e Machacalís.

Ministrado por 13 instrutores, sete de Belo Horizonte e seis de Montes Claros, todos extremamente envolvidos com a missão de disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, o curso foi resultado de uma parceria com a Coordenadoria de Atenção à Saúde da Mulher e Criança da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e com a LDS Church. Mesmo reiterando a necessidade do pediatra em todas as salas de parto, o Grupo de Reanimação Neonatal da SMP reconhece a diversidade de Minas Gerais, entendo a importância de treinar todos os profissionais que recebem um bebê na hora do nascimento, inclusive as parteiras.

“Foi uma parceria de muito trabalho, mas com a participação ativa e eficiente de todas as instituições e pessoas envolvidas. Trocamos experiências, ensinamos e aprendemos”, avaliou Márcio Pablo Miranda, presidente do Comitê de Reanimação Neonatal da SMP. De acordo com o Grupo de Reanimação Neonatal, o curso foi um sucesso. Foram treinados 57 profissionais de saúde e quase 20 parteiras de diversas cidades da região Norte. “A ideia é continuar com as parcerias para o projeto acontecer em outras regiões”, finalizou Márcio Pablo.