Discursos emocionados marcam solenidade de posse da SMP

Compartilhe

Cerimônia de boas-vindas à nova diretoria da SMP - Foto: Gláucia Rodrigues

Neste sábado, 15, foi realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Sociedade Mineira de Pediatria, eleita para o biênio de 2019-2020 e presidida por Marisa Lages Ribeiro. O evento, realizado na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), contou com a presença de pediatras, amigos e familiares, que assistiram a discursos emocionantes e relembraram os trabalhos desenvolvidos na gestão anterior. Após a cerimônia de boas-vindas aos membros da nova diretoria, os convidados participaram de um momento de confraternização com a música da banda RP 2000.

Na ocasião, Marisa subiu ao palco para a posse acompanhada de Maria do Carmo Barros de Melo, presidente da SMP no triênio 2016-2018, Maria Inês Miranda de Lima, presidente da AMMG, Cláudia Navarro Lemos, presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Fernando Luiz de Mendonça, presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, e José Guerra Lages, presidente de honra empossado no evento. De pé, dando abertura à cerimônia, os presentes escutaram uma versão em flauta do Hino Nacional executada pelo músico Alef Caetano.

 Uma breve retrospectiva

Maria do Carmo relembra atividades de sua gestão. - Foto: Gláucia Rodrigues

Em sua fala, Maria do Carmo fez um balanço das atividades realizadas durante a sua gestão, de 2016 a 2018, e saudou a nova diretoria. Ela relembrou os eventos nacionais e internacionais executados nos três anos, como o 6° Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal e o 1º Fórum SBP sobre Violência na Infância e Adolescência, e aproveitou para compartilhar alguns números sobre os eventos científicos com os convidados. “Em 2016, tivemos dez eventos, bem como nove em 2017. Fechamos 2018 com seis. Alguns deles, inclusive, aconteceram fora de Belo Horizonte”, pontuou, recordando, ainda, os 70 anos da SMP, o Congresso Mineiro de Pediatria, projetos, como o Observaped Itinerante – em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG – e a missão de capacitação em Moçambique, na África.

A representante da atual gestão finalizou seu discurso compartilhando o quanto sua contribuição para a SMP lhe trouxe alegria e deixará saudades. “Estou aqui com muito prazer, imensamente feliz nesse momento especial. Tivemos três anos de muito trabalho e empenho por parte da equipe envolvida. Agradeço aos profissionais da SMP pelo profissionalismo e, em especial, aos sócios que nos apoiaram incondicionalmente. Para escrever o futuro, é importante reconhecer as coisas boas do passado e sempre festejar o presente, como estamos fazendo aqui hoje”, concluiu.

Reconhecidos pelo papel fundamental nas ações desenvolvidas durante a gestão 2016-2018, os pediatras Salvador Ceolin, Andrea Chaimowicz, Vania Viotti, Giane Marques e a assessora de comunicação Ana Fazito foram chamados ao palco para receber cumprimentos e flores de Maria de Carmo e Marisa. O momento foi finalizado com fotos.

 Trabalho e família em discurso emocionado

Novo presidente de honra da SMP, José Guerra introduziu a apresentação de Marisa com um depoimento sucinto sobre ser o homenageado da noite. “Vocês podem imaginar o prazer que é estar aqui tomando posse como presidente honorário. Primeiro, por um fato muito simples: por ser pediatra, ter me identificado com a profissão e, durante todo esse tempo, vir participando de várias ações em relação à assistência da criança. Mas meu orgulho não se restringe a isso. A razão principal certamente é por ser pai de Marisa, minha obra maior”, dividiu ele, cumprimentando a filha antes de um discurso emocionado.

José Guerra fala com emoção sobre a filha - Foto: Gláucia Rodrigues

 “Hoje o dia amanheceu lindo. É com muita honra, responsabilidade, satisfação e entusiasmo que assumimos a presidência da SMP gestão 2019-2020”, iniciou a nova presidente, que aproveitou o momento para traçar um panorama histórico da Sociedade, contar seu percurso profissional como pediatra e destacar a participação nos eventos científicos. Ressaltando a organização do Congresso Mineiro de Pediatria e o recorde de público, Marisa pontuou como foi interessante ver graduandos de Medicina e pediatras mais jovens se juntarem a profissionais com décadas de carreira. “A realização do congresso, do qual fui presidente, foi um momento muito marcante na minha vida. O encontro foi um verdadeiro sucesso e algo que guardarei em meu coração, principalmente por conta da soma entre as novas gerações da pediatria e nossa velha guarda”.

Marisa Lages durante a condução de sua fala. - Foto: Gláucia Rodrigues

Durante as recordações da própria caminhada, a profissional fez uma série de agradecimentos às pessoas envolvidas em sua trajetória. Ao relembrar registros fotográficos da infância, levou o público às lágrimas enquanto compartilhava a história da vida do pai, encerrando o momento em seguida. “Aproveito para desejar a todos um feliz Natal e um ano novo com muita sabedoria, sonhos, saúde e disposição. Afinal, nós queremos um amanhecer lindo para todas as crianças, adolescentes e suas famílias”.

Após a solenidade de posse, os presentes foram convidados para um coquetel em comemoração à nova diretoria da SMP.



Clique aqui e leia o discurso da Dra. Maria do Carmo Barros de Melo

Clique aqui e leia o discurso da Dra. Marisa Lages Ribeiro

 

Veja abaixo a solenidade de posse na íntegra:

Confira algumas fotos da posse da diretoria 2019-2020