SMP finaliza 2019 com Reunião Ampliada

Compartilhe



Foto: Gláucia Rodrigues

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou no sábado, 14/12, uma Reunião Ampliada, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). O encontro, conduzido pela pediatra Marisa Lages Ribeiro, presidente da SMP, reuniu membros da diretoria executiva, da Academia Mineira de Pediatria, dos Departamentos Científicos, presidentes e representantes das Regionais de Minas Gerais, assessores da presidência, ex-presidentes e as assessorias jurídica, contábil e de comunicação da SMP. Além de apresentar um balanço do que foi feito no primeiro ano de gestão da diretoria 2019-2020, a reunião teve como objetivo integrar as regionais com a sede da SMP, em Belo Horizonte.

Em sua apresentação, a presidente da SMP mostrou que nos últimos cinco anos o número de sócios da Sociedade aumentou 37,95%. “No entanto ainda há um universo de quase 2 mil pediatras em Minas Gerais não sócios da SMP”, explicou Marisa, comparando os números da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com dados do CFM. O desafio, de acordo com a presidente, é trazer esses especialistas, principalmente os que estão fora de Belo Horizonte para a Sociedade.

Aproximar dos Jovens

O pediatra Fábio Guerra, ex-presidente da SMP e atual vice-presidente da AMMG, falou da importância de estar junto com os acadêmicos, pois no estado são 47 cursos de medicina, onde formam 4 mil médicos por ano. A diretora de integração da SMP, Marta Cristina Duarte, de Juiz de Fora, falou da dificuldade de compor as Regionais no interior e que uma saída poderia ser convidar expoentes da pediatria em cada região, como o professor responsável pela Liga de Pediatria, para fazer parte da SMP. “Desse modo ficamos mais próximos dos jovens”, comentou Marta.

Relacionamento com a indústria

Dando sequência à Reunião, Marisa apresentou alguns pontos do Estatuto da SMP e logo depois foi mostrado o documento redigido pela Sociedade que dispõe sobre o Posicionamento da SMP em defesa das boas práticas no relacionamento com a indústria farmacêutica, alimentícia e de equipamentos. “A SMP sempre foi uma instituição íntegra e ética, mas precisávamos de um documento para oficializar essa relação com a indústria”, explicou a presidente.

Outros assuntos apresentados foram a possível mudança da sede da Sociedade Mineira de Pediatria para o novo prédio da AMMG, que começa a ser construído no início de 2020 e quais são as vantagens e desvantagens das Regionais terem seu próprio CNPJ para receberem o repasse de anuidades da SBP/SMP.

Veja as fotos da Reunião Ampliada 2019