Curso de Reanimação Neonatal

Compartilhe

 

Missão do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria:

 

Disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal.

 

Curso - Reanimação Neonatal para médicos:

 

Objetivo: capacitar médicos a realizar os procedimentos de reanimação ao nascimento em recém-nascidos pré-termos tardios, de termo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as condutas do PRN-SBP de 2011.

Descrição: carga horária de 8 horas com 2 aulas teóricas e 4 aulas práticas. Nas aulas práticas com manequins de ventilação, de intubação e reanimadores manuais, cada instrutor credenciado do PRN-SBP ministra o treinamento para o máximo de 8 médicos.

 

Curso - Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde:

 

Objetivo: capacitar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde que atendem ao neonato na sala de parto e/ou unidade neonatal a realizar/auxiliar nos procedimentos de reanimação em recém-nascidos pré-termos tardios, de termo e pós-termo (idade gestacional de 34 semanas ou mais), conforme as condutas do PRN-SBP de 2011.

Descrição: carga horária de 8 horas com 2 aulas teóricas e 4 aulas práticas. Nas aulas práticas com manequins de ventilação, de intubação e reanimadores manuais, cada instrutor credenciado do PRN-SBP do PRN-SBP ministra o treinamento para o máximo de 6 profissionais.

 

Curso - Reanimação do Prematuro em Sala de Parto:

 

Objetivo: capacitar médicos a reanimar e enfermeiros a auxiliar na reanimação em sala de parto do prematuro com idade gestacional inferior a 34 semanas, conforme as condutas do PRN-SBP de 2011.

Descrição: carga horária de 8 horas com 1 aula teórica e 4 aulas práticas sobre os problemas mais frequentes relacionados à reanimação do prematuro e os respectivos procedimentos em sala de parto. Nas aulas práticas com manequins para ventilação por máscara e cânula traqueal com acesso umbilical, ventilador mecânico manual em T, cada instrutor do PRN-SBP ministra o treinamento para o máximo de 8 médicos/enfermeiros.

 

Curso - Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco:

 

Objetivo: capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas a realizar o transporte intra- e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro, incluindo profissionais do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

 

Descrição: carga horária de 8 horas com 1 aula teórica e 4 aulas práticas, versando sobre os requisitos básicos e os problemas mais frequentes relacionados ao transporte de recém-nascido de alto risco. Nas aulas práticas com incubadoras de transporte, bombas perfusoras, manequins de intubação e ventiladores mecânicos manuais, cada instrutor credenciado do PRN-SBP ministra o treinamento para o máximo de 8 profissionais.

 

INSCRIÇÕES ONLINE