Ano 2012, um marco na história da SMP

Compartilhe

Editorial

Ano 2012, um marco na história da SMP

O ano de 2012 está sendo um marco na história da Sociedade Mineira de Pediatria. A responsabilidade na gestão da entidade, sempre voltada para o crescimento dos pediatras e para o bom atendimento de crianças e adolescentes, mantém a diretoria em constante e dinâmica atuação.

Fato importante foi a inauguração, em janeiro, do moderno Centro de Treinamento, a concretização de um sonho antigo de pediatras mineiros. Agora, além de termos um espaço próprio para a realização dos eventos produzidos pela SMP, em especial os cursos de reanimação neonatal e pediátrica, o Centro de Treinamento está aberto para locações a outras instituições. Com esse espaço, o objetivo é também o de tornar a entidade mais independente financeiramente.

A formação continuada do pediatra, objetivo constante da nossa SMP desde sua criação há mais de 60 anos, segue como preocupação da entidade. Daí, a promoção de cursos, jornadas, simpósios e congressos, que a cada período se renovam com temas distintos e em setores diferentes no estudo da pediatria. No primeiro semestre de 2012, dois grandes eventos mobilizaram a SMP.

Primeiramente, o XIII Congresso Mineiro de Pediatria que trouxe a Belo Horizonte, em abril, 1.100 participantes de 21 estados brasileiros e de 105 cidades mineiras. “Pediatria: da Puericultura à Urgência” foi o tema escolhido, voltado para o pediatra clínico em suas diferentes áreas de atuação. Concomitantemente ao Congresso Mineiro, ocorreu a quarta edição do Fórum da Academia Mineira de Pediatria. Três temas atuais e de muita pertinência foram discutidos nesse Fórum: “A idade penal da infância e adolescência”; “A formação de recursos humanos para a assistência integral à criança e ao adolescente”; e “Os cuidados paliativos e home care na infância e adolescência”. Relatórios conclusivos sobre as discussões ocorridas no Fórum serão disponibilizadas em breve pela Academia.

Outro grande destaque da Sociedade Mineira de Pediatria em 2012 foi a organização do IX Congresso Ibero-americano de Neonatologia e VII Reunião de Enfermagem – Siben, realizado em junho na cidade de Belo Horizonte e, pela primeira vez, no Brasil.  Primeiro evento internacional na história da SMP, vimos o Minascentro tornar-se pequeno para o entusiasmo dos mais de 1.700 pediatras de  cinco continentes, que aqui se encontraram com a finalidade de debater os progressos da Neonatologia, em especial os temas “Microprematuro” e  “Ecologia Perinatal”. 

A presença de palestrantes de renome internacional e a participação de destacados neonatologistas brasileiros enriqueceram o encontro, que, segundo palavras do presidente da Sociedade Ibero-americana de Neonatologia, o espanhol Fernando Cabanãs, “foi o maior Congresso da Siben dentre os nove já realizados”. O evento ocorreu justamente na cidade onde, poucos dias antes do Congresso, Carolina Terzis, a menor prematura viva da neonatologia brasileira, recebeu alta após cinco meses em UTI neonatal.

Para o segundo semestre, peço a atenção dos pediatras mineiros para a interessante programação prevista, iniciando-se já em agosto com a tradicional Jornada Mineira de Atualização em Amamentação, na sua VIII edição em Belo Horizonte. Também em agosto, a Jornada de Gastroenterologia Pediátrica, em Juiz de Fora.

O pediatra mineiro poderá também participar de duas edições do excelente Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (5 a 6 de outubro, no Centro de Treinamento em Belo Horizonte, e 9 a 10 de novembro, em Juiz de Fora), como também do I Simpósio de Erros Inatos do Metabolismo promovido pela SMP, de alcance nacional e com convidados estrangeiros, que ocorrerá de 31/10 a 03/11/2012 em Belo Horizonte.

Apoiar e lutar pela valorização do pediatra é outro foco de ação da SMP, que não mede esforços para obter, junto aos gestores públicos e privados, uma melhoria de condições de trabalho e honorários para os pediatras mineiros.

A SMP não abrirá mão do seu papel como vetor de aglutinação dos pediatras na luta pela sua valorização profissional e acredita que muitas vitórias ainda virão.

Paulo Poggiali