Mensagem ao pediatra mineiro.

Compartilhe

O ano de 2012 da SMP foi rico em atividades científicas.

A Sociedade Mineira de Pediatria o encerra brindando os pediatras com mais um Suplemento de Pediatria na RMMG; você o receberá em breve e não deixe de ler!

E além dos cursos e simpósios habitualmente realizados pelos Comitês Científicos da SMP, a Pediatria mineira e nacional foi também brindada com eventos de significativo porte. A começar pelo XII Congresso Mineiro de Pediatria, sucesso de público e de grade científica, com a habitual e rica participação dos professores dos Departamentos de Pediatria das faculdades de Medicina da UFMG e Ciências Médicas.

Ainda no primeiro semestre, a realização do IX Congresso Iberoamericano de Neonatologia, primeiro evento internacional promovido pela SMP e em parceria com o Neocenter e a SIBEN, trouxe a Belo Horizonte expressiva representação da Neonatologia internacional, com mais de 1700 congressistas, dentre os quais cerca de 800 neonatologistas vindos de cinco continentes!

No recente mês de novembro, coroamos a agenda científica do ano com o Simpósio Erros Inatos do Metabolismo, evento de âmbito nacional que contou com a experiência de professores de vários estados brasileiros e destacadas autoridades internacionais no tema, vindos dos Estados Unidos e Japão. Uma contribuição exponencial na transmissão de conhecimentos de ponta na área da genética que lida com as diversas deficiências enzimáticas.

E, imediatamente ao apagar das luzes de nossa gestão, fechamos a programação com mais um bem sucedido Curso de Oftalmologia para Pediatras, no Centro de Treinamento da SMP, espaço que orgulha com razão o pediatra associado.

Mas destaque também merece a verdadeira ação de descentralização da SMP, na reciclagem de cerca de mil pediatras do interior mineiro na abordagem clínica da urgência e emergência. Os cursos que aconteceram em 14 cidades nas distintas Regionais da SMP, com essencial parceria do CRMMG, foram verdadeiro sucesso e continuarão como compromisso para nossa Sociedade.

Saliento aqui, com ênfase, o excepcional desempenho dos coordenadores e instrutores dos cursos PALS e de Reanimação Neonatal, que em toda a gestão atingiram a surpreendente marca de cerca de 3600 médicos e enfermeiros treinados.

Já as ações de Defesa Profissional mobilizaram pediatras na capital e no interior, com um sentimento real de possibilidade de conquistas em prol de adequadas condições de trabalho e remuneração, como também pelo melhor atendimento às crianças e adolescentes.

É a Pediatria mineira, próspera, plena em dinamismo e pujança!

Dou boas vindas à Presidente Raquel Pitchon dos Reis e diretoria recém empossada para a gestão 2012/2015, certo de que, por sua reconhecida competência e pelo natural apoio de toda a Pediatria mineira, farão mais e melhor pela SMP.

Agradeço a todos, colegas de diretoria e pediatras associados, pelo trabalho, apoio e crítica que me permitiram, com orgulho e disposição, presidir a SMP.

Recebam todos meu forte e afetuoso abraço.

 

Paulo Tadeu de Mattos Pereira Poggiali.
Presidente SMP