Ser pediatra é redesenhar o futuro

Compartilhe



Aprender a reaprender é um processo contínuo e nos ajuda a traçar e redesenhar o futuro. Com essa frase terminei meu discurso de posse no final de 2015, preparando-me para assumir a presidência de uma instituição que sempre esteve à frente do seu tempo. A Sociedade Mineira de Pediatria é um desafio para todas as diretorias que assumiram a entidade, desde sua fundação há quase 70 anos.

Aqui, ensinamos e aprendemos, promovemos o aperfeiçoamento ao atendimento à infância e à adolescência; controlamos pesquisas e conscientizamos a sociedade sobre assuntos relacionados às crianças e, ainda, cuidamos dos interesses dos nossos associados. Muitas ações e muitas responsabilidades.

No ano de 2016, apesar da crise econômica e política que tomou conta do país e do mundo, do clima de pessimismo no qual as pessoas se envolveram e da falta de credibilidade nas instituições públicas, a Sociedade Mineira de Pediatria conseguiu superar isso tudo, fazendo um trabalho conjunto com instituições parceiras na promoção de cursos, seminários e jornadas, além da produção de material instrucional para promover a educação permanente dos pediatras.

Participamos de campanhas que valem a pena ser lembradas, como a “Receite um Livro”, da SBP, com importantes resultados. A Tenda da Leitura aconteceu no dia 27 de fevereiro, no Museu de Ciências Naturais da PUC e a “RCP com as mãos” – de 01 a 07/6, quando os participantes treinaram mais de 500 pessoas. A SMP realizou 15 eventos durante o ano na capital e no interior e apoiou oito. Além de ter editado 17 boletins online informativos, oito boletins online científicos, três jornais impressos SMP Informa e dois suplementos literários da Revista Médica da Associação Médica de Minas Gerais.

Inaugurado em 2013, o Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria em 2016 passou por inovações para suprir as demandas externas dos cursos da SMP. Foi criado um site e contratada uma empresa de marketing digital que cuida da parte comercial do CT. Tudo isso com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento da SMP ao seu associado.

Achamos que nossa equipe cumpriu o seu papel neste primeiro ano de mandato, sobretudo pela sua vontade de fazer a instituição continuar acontecendo. No entanto, há ainda muito a ser realizado e sabemos disso. Agradeço a todos os colegas pediatras que continuam amando sua profissão incondicionalmente e estão sempre dispostos a colaborar no seu crescimento e na sua valorização. Um feliz 2017!

 

Maria do Carmo Barros de Melo

Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria