Discurso de posse da SMP

Compartilhe



Prezadas autoridades, Dra. Maria Inês, presidente da AMMG, Dra. Cláudia, presidente do CRM-MG e Dr. Fernando, presidente do Sindicato dos Médicos de MG, colegas, amigos e familiares,

Hoje o dia amanheceu lindo!

É com muita honra, responsabilidade, satisfação e entusiasmo que assumimos a presidência da gestão 2019-2020 da Sociedade Mineira de Pediatria.

Fundada em 1947, já tivemos 52 diretorias, compostas por inúmeras pessoas que contribuíram para termos uma Sociedade forte e sensível, organizada, em última instância, para promover o cuidado da saúde das crianças e adolescentes, assim como para ser referência de apoio e educação continuada aos pediatras. Além disso, uma instituição que visa contribuir com a sociedade e incentivar políticas públicas que favoreçam o desabrochar de cada criança e adolescente dentro de suas potencialidades.

No Brasil, em 2018, somos 37.234 pediatras, sendo 73,9% do gênero feminino, ocupando todas as regiões, mas com concentração na região Sudeste.

Somos a segunda especialidade em números de programas de residência médica neste ano. A população pediátrica no Brasil tem-se mantido estável nos últimos dez anos, após queda significativa em 2005 para 2010.

A taxa de mortalidade infantil também tem caído nos últimos anos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria, conduzida neste momento pela querida Dra. Luciana, tem atuado de forma exemplar, modernizando-se e se adaptando de modo a integrar cada vez mais os pediatras brasileiros. Resultado disso é a nova logo, recém-lançada em novembro de 2018, formada por diversas letras P, representando todos os pediatras brasileiros dentro de uma grande família.

Na Sociedade Mineira de Pediatria, hoje somos 1.568 sócios e contamos com nove regionais: Alto Paranaíba, Oeste, Nordeste Mineiro, Norte, Sul, Vale do Aço, Vale do Rio Grande e Zona da Mata.

A pediatria sempre fez parte da minha vida e a escolha da especialidade foi bem natural. Filha de pediatra e de professora, irmã mais velha em uma família de seis filhos: Lúcia, Marcelo, Beatriz, Patrícia e Lucas, desde cedo me apaixonei por eles, me sentia responsável e exercitava meu lado maternal.

Para chegar até aqui, tive a sorte de nascer em uma família que preza a união, simplicidade, conhecimento, sensibilidade e não mede esforços para o trabalho e a família. Além dos meus pais, Maria Auxiliadora e José Guerra, temos a Dulce, nossa segunda, mãe.

Tive a honra de ter sido paciente da Dra. Diomar Tartaglia e do Dr. Ennio Leão. Eles cuidaram para que minha alimentação fosse adequada e que não tivesse problemas maiores de saúde, além de apoiarem meus pais.

Tive o privilégio também de estudar em uma escola muito especial e de ter sido a primeira aluna a ser matriculada. Tenho ótimas recordações do Instituto da Criança, de seus professores, funcionários e colegas! Sem dúvida fui uma criança feliz nesta escola que estimula o pleno desenvolvimento das crianças. Agradeço a presença aqui da D. Inês, diretora fundadora do IC, da D. Maria Bueno, também sócia da escola na ocasião em que eu era aluna, assim como da minha colega de Instituto, Alessandra Levcovitz.

No Colégio Pitágoras aprendi a focar nos estudos, a me preparar para o vestibular de medicina, sem perder o gosto pelos esportes, além de também construir ótimas amizades.

Na UFMG aprendi que seria impossível ir para uma prova dominando 100% a matéria, e que a vastidão da medicina ultrapassava minha imaginação. O círculo de amizades se ampliou e vivi momentos decisivos na minha vida, conhecendo o Geraldo, também estudante de medicina dois anos na minha frente e meu namorado há 32 anos. Guardo ótimas recordações dos meus sogros e só tenho a agradecer pelo carinho e aprendizado para a vida.

Na residência de Pediatria sob a direção do saudoso Dr. Wilson Rocha e contando com preceptores competentes e dedicados, aprendi que a doença e a morte não poupam os pequenos e que precisávamos ser fortes, aprender com as perdas e vibrar com as vitórias.

Na especialização em Michigan, aprendi que somos humanos e que, por mais diferentes que sejam as culturas, com dedicação, sinceridade e alegria, podemos conquistar respeito e amizades eternas.

Entretanto, foi quando me tornei mãe que a ficha caiu, e percebi a gigante responsabilidade pelo ser que se desenvolvia a olhos vistos. Fiquei ainda mais encantada com o crescimento e desenvolvimento das crianças. Vieram também as preocupações com o bem-estar e implicações futuras dos nossos atos. Ficava pensando se estava no caminho certo, procurando estimular a autonomia dos meus filhos ao mesmo tempo em que cuidava para que eles tivessem segurança, carinho e desenvolvessem o autoconhecimento.

Desde então, venho tentando ao longo da minha vida pessoal e profissional seguir valores que acredito como a ética, gentileza, compromisso e esforço e trabalho em equipe.

Foi com muito prazer que aceitei o convite para ser primeira tesoureira da SMP na gestão da amiga e colega de especialidade, Raquel Pitchon dos Reis. Impressionante o seu dinamismo e eficiência.

Confesso que fiquei surpresa e receosa, ao ser convidada pela Cacau, para assumir a vice-presidência! Sabia que estaria me comprometendo em um caminho na SMP. Entretanto, não havia como questionar um pedido dela.

Minha professora na pós-graduação, sempre a admirei pelo seu envolvimento em diversas atividades. Anteriormente já havia observado Cacau durante cerimônias na AMMG e me chamava atenção sua alegria, sorriso aberto e beleza. Foi durante os últimos cinco anos que a conheci melhor. Sempre com bom humor e tranquilidade, permitindo e incentivando a opinião de todos, com muito respeito e nos deixando bem à vontade. Falo, em nome dos membros desta diretoria, que foi muito bom conviver mais de perto de você Cacau. Ganhei uma amiga que ultrapassa a convivência profissional. Desejo que continue com seu espírito desbravador, ampliando as fronteiras e contribuindo para uma pediatria melhor! Só tenho que lhe agradecer, assim como a todos colegas de diretoria Andréa, Vânia, Salvador e Giane! Formamos um grupo muito bom e precisamos manter nossos encontros ampliados!

A realização do XV Congresso Mineiro de Pediatria, com o tema Florescer saudável: missão do pediatra foi muito empolgante! Realizamos no Palácio das Artes um encontro grande, inovador e que ficará em minha memória!

Falar do meu pai, presidente de honra desta gestão não é fácil. Com ele aprendi quase tudo! Filho homem mais velho de uma família de dez, papai nasceu na zona rural de Conceição do Mato Dentro, com auxílio de parteira. Vovô, homem de fé, trabalhador, sensível e justo! Vovó mulher inteligente, sábia, forte e também muito trabalhadora! Educaram seus dez filhos incentivando-os a construir seus caminhos e desbravar o mundo!

Papai sempre diz que nunca teve dificuldade na vida e que tudo sempre foi muito fácil! Afinal, andar 16 km descalço e calçar os sapatos na chegada da escola para não gastar a sola; vir para BH aos 16 anos, sozinho, sem conhecer ninguém, trazendo bilhete de recomendação para morar de favor; trabalhar durante o curso de medicina para se sustentar e ajudar os pais, são tarefas corriqueiras para qualquer pessoa, ainda mais sendo filho dos meus avós.

Poderia ficar muito tempo colocando os inúmeros feitos dele como ser superintendente e responsável pela unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensão, com plenos poderes no estado com apenas dois anos de formado; fundar a residência de Pediatria da Feamur, atual Fhemig, ser líder e ter sido sócio fundador do Hospital Infantil São Camilo, além de presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, da Associação Médica de Minas Gerais e de ter sido presidente interino do Conselho Regional de Medicina. Empreendedor e dinâmico, papai não para. Em 2017 escreveu em parceria com Dr. Tonelli um lindo livro sobre a história da pediatria em Minas. Agora, em 2018, fundou seu novo projeto, a Clínica JGUERRA Especialidades Médicas que temos certeza será outro sucesso! Montada com todo cuidado, ele está selecionando profissionais especiais para trabalhar lá.

Sempre com o apoio da mamãe, mulher forte, inteligente, culta, dedicada, incansável, papai vem se desdobrando com os cuidados em casa, conosco e com ela, assim como com o trabalho e sociedades. Eu não poderia ter referência melhor! É por isso que, com muito orgulho, te escolhemos pai, como homenageado de honra desta gestão. Que sua sabedoria e exemplo nos ilumine e nos guie!

O próximo desafio: formar uma equipe para a próxima gestão! Contando com colegas de referência e engajados, ao mesmo tempo simples, de fácil relacionamento e éticos, tenho certeza de que formamos um grupo que só tende a se unir cada vez mais! Será um período de muito amadurecimento e esperamos fortalecer e ampliar as atividades da Sociedade, valorizando o pediatra e aproximando de outros saberes que possam contribuir para a missão da SMP.

Agradeço mais uma vez aos meus pais, meus irmãos, cunhados, cunhadas e sobrinhos! Amos vocês!

Aos familiares e amigos que a vida tem me proporcionado agradeço o carinho e o apoio de sempre: destaco os amigos do Hospital Infantil São Camilo Unimed, alergologistas mineiros e brasileiros, pneumologistas pediátricos, equipe da PBH e URS Saudade.

Entretanto, com certeza tudo seria mais difícil e desgastante se não contasse em casa com o apoio, carinho e compreensão do Geraldo! Com você, Geraldo, divido minhas alegrias e preocupações, cultivando amor, admiração e respeito!

Nossos filhos Sílvia, Isabel e Pedro, frutos desta relação parceira, são meu maior orgulho e minha mais importante missão! Agradeço a Deus pela vida de vocês e peço que Ele os proteja para todo sempre! Amor infinito!

Aos pediatras de Minas e profissionais da saúde e educação que se dedicam às crianças e aos adolescentes, colegas de diretoria e departamentos, e nossas secretárias Betânia, Fabiana e Janete, conto com vocês e podem contar comigo! À Fazito comunicação, na pessoa da querida Ana, meu muito obrigada!

 

Marisa Lages Ribeiro

Presidente Sociedade Mineira de Pediatria (2019-2020)

 

Newsletter

Cadastre e receba novidades da SMP.