Ética, respeito e liberdade: política de relacionamento da SMP com empresas

Compartilhe

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) tem como objetivos constantes no seu estatuto promover o aperfeiçoamento contínuo do pediatra, apoiar os profissionais de saúde e instituições que cuidam da proteção, promoção e bem-estar de crianças e adolescentes, conscientizar a sociedade sobre a importância da atenção às crianças e aos adolescentes e defender o exercício da pediatria. Tudo isso realizado com ética e transparência.

Preocupados em reforçar estes princípios, levando-se também em conta o momento em que estamos inseridos, quando o relacionamento ético entre indivíduos e empresas está em evidência, o chamado compliance, a diretoria executiva da SMP gestão 2019-2020 achou por bem redigir um documento que posicionasse a SMP em defesa das boas práticas no relacionamento com a indústria farmacêutica, alimentícia e de equipamentos. A ideia foi buscar uma relação cada vez mais profissional baseada no respeito e liberdade de atuação da SMP, norteando suas atividades.

Elaborado e aprovado pela nossa diretoria executiva, tendo o respaldo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de nosso departamento jurídico, o documento foi apresentado nacionalmente em maio 2019, durante a reunião do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Entre os pontos citados no documento, constam a transparência no relacionamento entre as duas partes e o respeito da indústria quando à independência técnico-científica da SMP. O apoio da indústria aos nossos eventos é muito bem-vindo, desde que não esteja condicionado à nenhuma interferência na programação, objetivos, local ou seleção de palestrantes. A SMP deverá continuar mantendo sua autonomia, sobretudo quanto à liberdade de produção de seus eventos.

A repercussão do referido documento foi positiva e chamou a atenção de representantes de outras sociedades afiliadas. Fomos então convidados pela Sociedade de Pediatria de Pernambuco e Conselho Regional de Medicina deste estado a participar no final de setembro do evento Como podemos conviver de forma ética com a indústria?, proferindo a palestra Como e por que criamos regras para o relacionamento ético com a indústria, além de debater com conselheiros e pediatras locais.

Algumas ações deste relacionamento já vêm acontecendo no dia a dia, como a realização de encontros com representantes da indústria e de instituições, reforçando essa nossa política. Além disso, boa parte dos membros da diretoria executiva tem participado publicamente somente de eventos científicos e ações que têm a criança e o adolescente como foco.

Nosso objetivo é que essa interação resulte em benefícios não somente para a qualificação de nossos pediatras, mas, sobretudo, para o bem-estar de nossas crianças e adolescentes.

O documento na íntegra está disponível no site da Sociedade Mineira de Pediatria e todos os associados devem recebê-lo por email nos próximos dias.

Acreditamos que a construção deste documento mineiro contribuirá para fortalecimento da nossa Sociedade, dos nossos pediatras e, principalmente, para as crianças e adolescentes de nosso estado.

 

Marisa Lages Ribeiro

Presidente da SMP – Gestão 2019-2020