Perguntas e Respostas
  • Feed
  • Visitante
    • Registrar
    • Fazer login

Nefrologia Pediátrica 84 Perguntas e respostas

  • Pergunta realizada em 01/03/2007 00:00

    Quais os níveis lipemicos( colesterol total, vldl,ldl,hdl,triglicerides) indica uso de estatinas na criança com Síndrome Nefrotica. Tem uma idade mínima ou periodo de evolução da doença que indicaria o uso destes medicamentos? qual a estatina mais indicada e a dose?Gostaria de saber algumas referencias bibliográficas deste assunto.Grata,Nágila Costa, pediatra,Jequitinhonha,MG

    Respondida em 01/03/2007 00:00

    1-Quais os níveis lipemicos indica uso de estatinas na criança com Síndrome Nefrotica? R=Quando indicado, acima dos níveis considerados acima do normal, isto é, colesterol total acima de 200 mg/dl e triglicérides acima de 170 mg/dl. 2-Tem uma idade mínima ou periodo de evolução da doença que indicaria o uso destes medicamentos? R=Normalmente não está indicado o uso de estatinas na Síndrome Nefrótica. A hiperlipidemia é secundária à diminuição da pressão oncótica plasmática, devido à hipoalbumunemia, que é transitória na maioria das crianças, que são corticosensíveis ou corticodependentes, normalizando os seus níveis com a remissão do quadro. Naquelas crianças corticoresistentes, e que também não respondem aos imunossupressores, mantendo níveis muito altos e persistentes de hiperlipidemia, está indicado o tratamento dietético e com estatinas. 3-Qual a estatina mais indicada e a dose? R=Na criança, a estatina que é mais usada, é a sinvastatina, na dose ainda empírica de 10 mg por dia nas crianças menores e 20 mg por dia nas maiores de 40 kg. P=Gostaria de saber algumas referencias bibliográficas deste assunto. R=Não existem muitos estudos do uso de estatinas em crianças, e os que existem não são estatisticamente confiáveis. Procure em www.pedresearch.org

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/691


  • Pergunta realizada em 12/02/2007 00:00

    NO OITAVO MÊS DE GRAVIDEZ (FEVEREIRO/2007)FOI DETECTADO VIA ULTRASSOM QUE O BEBÊ ESTA COM O RIM ESQUERDO COMPROMETIDO O RIM FOI CONSIDERADO COMO MULTICÍSTICO , MINHAS QUESTÕES SÃO AS SEGUINTES . O QUE PODE INTERFERIR NA VIDA DO MEU FILHO? O CISTO DEVE SER RETIRADO VIA CIRURGIA? EXISTE A POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA QUE ESTE RIM SE RECUPERE? MEU FILHO CORRE RISCO DE MORTE? POR FAVOR ME DETALHE O QUE MAIS TENDE A ACONTECER COM CRIANÇAS COM RIM ESQUERDO MULTICÍSTICO DE RN . POR FAVOR SE POSSÍVEL ME MANDE UMA CÓPIA DA RESPOSTA EM MEU EMAIL -> marcelodouglas1@uol.com.brMUITO OBRIGADOOOOO

    Respondida em 12/02/2007 00:00

    Pergunta: NO OITAVO MÊS DE GRAVIDEZ (FEVEREIRO/2007)FOI DETECTADO VIA ULTRASSOM QUE O BEBÊ ESTA COM O RIM ESQUERDO COMPROMETIDO O RIM FOI CONSIDERADO COMO MULTICÍSTICO , MINHAS QUESTÕES SÃO AS SEGUINTES . O QUE PODE INTERFERIR NA VIDA DO MEU FILHO? R=Provavelmente nada. Algumas crianças com rim displásico multicístico podem ter algum defeito no outro rim, ou no outro ureter, por isto é necessário um estudo detalhado de imagens, com ultra som realizado por um especialista, logo após o nascimento. Se estes exames de imagem para avaliar o rim e o ureter direiro estiverem normais, não há nada para fazer e nada para preocupar, uma vez que o outro rim sadio garante uma vida completamente normal. O CISTO DEVE SER RETIRADO VIA CIRURGIA? R=Não é necessário retirar o rim multicístico, pois ele não tem parênquima funcionante e involui com o tempo. EXISTE A POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PARA QUE ESTE RIM SE RECUPERE? R=Não é necessário nenhum tratamento medicamentoso, já que é um defeito anatômico congênito, um rim não funcionante. MEU FILHO CORRE RISCO DE MORTE? R=Se o outro rim e ureter estiverem normais, não se preocupe mais. A criança deve ser seguida pelo pediatra para verificação rotineira do crescimento, desenvolvimento, vacinas, etc como toda criança normal. POR FAVOR ME DETALHE O QUE MAIS TENDE A ACONTECER COM CRIANÇAS COM RIM ESQUERDO MULTICÍSTICO DE RN . R=Veja este artigo recente realizado por especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da UFMG, neste site http://www.jped.com.br

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/679


  • Pergunta realizada em 04/12/2006 00:00

    to gravida de 18 semanas e na mha ultima ultrason foi constada o seguinte laudo:rins do feto c/ecogenicidade aumentada.qro saber o q significa ecogenicidade? e q pode acontecer c/ meu bebe? o quais as providencias devo tomar??

    Respondida em 04/12/2006 00:00

    A ecogenicidade aumentada dos rins, no feto, normalmente não tem maior significado. Porém, será necessário o acompanhamento para verificar se existe alguma anormalidade no desenvolvimento deste rim fetal, e logo após o nascimento.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/629


  • Pergunta realizada em 29/11/2006 00:00

    Meu filho de 1 ano e 6 meses, nasceu com um rim (esquerdo) sem função, existe mas não funciona, gostaria de saber se é necessario fazer a retirada, conforme cintilografia o mesmo existe mas não entra ou sai fluxo nenhum.

    Respondida em 29/11/2006 00:00

    Seu filho provavelmente nasceu comum rim displásico, não funcionante Na maioria dos casos são rins displásicos multicisticos, que não necessitam ser retirados, uma vez que não causam complicações, já que não possuem tecido renal. O outro rim compensa a função do rim displásico. Portanto, a conduta será de observação, com controles periódicos com o pediatra, averiguando a função renal, a pressão arterial e o exame de urina rotina.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/626


  • Pergunta realizada em 21/08/2006 00:00

    Paciente, sexo masculino, 14anos e 11 meses, com quadro de enurese noturna.História familiar de um tio de segundo grau que teve enurese notura até os 12 anos. Paciente portador de sindrome do déficit atenção leve,avaliada função renal, ultrassom estático e dinâmico todos dentro da normalidade, com treze anos fez uso de DDavp 0,1mg VO(6 meses) e fisioterapia pélvica, havendo controle da enurese durante um ano . Após este ano de controle retornou o quadro da enurese, coincidindo com o estirão da puberdade.Qual seria a conduta adequada para este paciente? É esperada esta recaida com o estirão?

    Respondida em 21/08/2006 00:00

    Este é um caso que merece uma nova avaliação médica com anamnese detalhada para se entender a razão do retorno da enurese. Creio que esta criança possa se beneficiar com a continuidade da fisioterapia. É necessário avaliar os ultra-sons para se certificar da normalidade ou de possíveis mudanças. É importante a consulta com um especialista.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/543


  • Pergunta realizada em 18/08/2006 00:00

    Boa Noite!Estive visitando um hospital publico aqui em Joinville/SC e me comovi com a situação de uma menina que acaba de fazer 2 anos de idade no proprio hospital, onde esta com sindrome nefrotica, ela então esta muito mal e apesar de ser acompanhada pelo medico a mãe da Nicole nome da menina pediu-me que pesquisa-se outros recursos, pois a situação dela é alarmante, no entanto pesquisando na internet não encontrei nada especifico para idade dela, logo gostaria de pedir uma opinião de como proceder e a quem ou institução proucurar...por favor me responda.Carolina SchmittJoinville/SC 17/08/2006

    Respondida em 18/08/2006 00:00

    Precisamos de mais dados para dar uma opinião sobre este caso. Mas, o melhor seria uma discussão do caso com o nefrologista da criança. Normalmente a síndrome nefrótica na infância é por lesões mínimas,que tem um bom prognóstico. Mas, esta criança deve ter alguma outra causa, por alguma lesão mais complexa, que pode ter uma pior evolução. Por isto, uma discussão com os responsáveis pelo caso seria uma melhor maneira de esclarecer a gravidade.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/536


  • Pergunta realizada em 08/06/2006 00:00

    Não consigo marcarção conforme sugerido pela Dra. Eleonora para a crinaça com ausência de músculos abdominais e criptorquia bilateral sem alterações no trato urinário: Prune-Belly??? Como encaminhá-lo?

    Respondida em 08/06/2006 00:00

    O encaminhamento de pacientes para a Unidade de Nefrologia Pediátrica deve ser combinado com o secretário Alexandre, pelo telefone(31)32489445, que fornecerá os detalhes para a marcaçõa da consulta.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/476


  • Pergunta realizada em 08/06/2006 00:00

    Crinça que já foi

    Respondida em 08/06/2006 00:00

    O seguimento mais adequado e o mais seguro será com o US da dinâmica miccional e US dos rins, para verificação de possíveis danos ao parênquima renal. Se existir algum sinal de comprometimento do parênquima renal, deverá ser realizada a cintilografia renal estática com o DMSA.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/477


  • Pergunta realizada em 28/05/2006 00:00

    Bem neu netinho aos 8 dias de vida teve crise renal e só no 13º dia da crise é que o pediatra viu que se tratava de hidronefrose, pois o bebê não apresentava febre estava inchado e não chorava, não mamava e não respondia a estímulos pois agora ele vas fazer o exame de raois x de contraste, o exame de cultura de urina deu negativo, bem gostaria de saber sé é normal um recem nascido de apenas 8 dias entrar em crise de rins.

    Respondida em 28/05/2006 00:00

    Existem várias doenças renais que se manifestam no recém nascido, sendo a hidronefrose fetal a mais comum, e na maioria das vezes tem uma boa evolução. Mas, o caso do seu netinho deve ser melhor avaliado, o que certamente será feito pelo pediatra.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/465


  • Pergunta realizada em 08/05/2006 00:00

    Foi feito o exame de DPTA com prova de lasix e a técnica de medicina nuclear disse que poderia fazer em seguida a cistografia radiosotópica direta sem ser preciso colocar a sonda, pois a bexiga da criança já estava cheia, pergunto: foi pedido com método direto, mas não foi feito? Sem ter colocado a sonda tem como saber se a criança tem refluxo vesico-uretral ou não ? esta é a minha preocupação.

    Respondida em 08/05/2006 00:00

    No final da cintilografia renal dinâmica com o DTPA, quando todo o material foi filtrado pelos rins, e com a bexiga cheia com a presença do contraste DMSA que foi filtrado, e sem nenhuma imagem renal mais contrastada, pede-se a criança para urinar. Se aparecer imagem acima da bexiga, significa que existe refluxo vésico-ureteral presente. Esta técnica chama-se cistografia radioisotópica indireta, e não precisa sondagem uretral. Porém, só é possível em crianças que controlam a micção.

    Tweetarhttps://www.smp.org.br/perguntas-e-respostas/pergunta/444


  • 01
  • 02
  • 03
  • 04
  • 05
  • 06
  • 07
  • 08
  • 09