Pergunta realizada em 18/07/2006 00:00
Paciente portador de doença do colágeno, faz uso crônico de ACTH sendo que nos últimos seis meses está em uso regular de prednisona 1mg/Kg.Apresenta fácies Cushingóide.Necessita fazer tratamento odontológico em que haverá sangramento. Recomenda-se antibiotico profilaxia tal qual a que fazemos no valvulopata? Estou preocupada com a imunidade, o paciente não tem valvulopatia.
Respondida em 18/07/2006 00:00
Não há necessidade de profilaxia com antibiotico para endocardite. O risco se define apenas nos pacientes portadores de Febre Reumática que necessitam de tal profilaxia
Pergunta realizada em 15/06/2006 00:00
fiz uma ressonancia magnética de ombro onde acusou uma artrose discreta e uma d´vida quanto ao dignóstico (adenomegalia) o que é isso?é um ganglio infartado.quem devo procurar.meu exame de sangue deu positivo para reumatismo.
Respondida em 15/06/2006 00:00
A adenomegalia não é uma achado raro, mas é inespecifico. Quer dizer apenas que há um gânglio aumentado. Pode ser por um processo inflamatório ou não. Se há artrose em ombro, mesmo que inicial, e se há exame de sangue para reumatismo positivo, o especialista a ser consultado é o reumatologista.
Pergunta realizada em 24/08/2005 00:00
meu neto tem 4 anos ele fez uma ressonancia magnetica e acusou linfonotomigaliae nos braços e eu estou querendo saber o que é?
Respondida em 24/08/2005 00:00
Provavelmente o exame referiu linfonodomegalia, que se refere ao aumento de gânglios linfáticos na região estudada (como ínguas). Isto ocorre na vigência de processos inflamatórios ou infecciosos. Na maioria das vezes se resolve sem maiores problemas.
Pergunta realizada em 30/03/2005 00:00
Estou fazendo uso da benzetazil, e gostaria de saber se euposso ingerir bebida alcoolica no tratamento.
Respondida em 30/03/2005 00:00
A bebida alcoólica tem efeito diurético e a penicilina é em grande parte eliminada pelos rins. Desta maneira a ingesta de bebida alcoólica reduz o tempo de vida útil e o nível circulante do antibiótico na corrente sanguínea, reduzindo assim sua eficácia. Não chega a ser proibido, mas deve ser evitado ou reduzido ao mínimo.
Pergunta realizada em 18/02/2005 00:00
Uma menina de 4 anos,apresentando um quadro agudo com petéquias e púrpuras palpáveis,predominando em mmii e glúteos, associado à dor abdominal importante , episódios de hematêmese e uma evacuação com sangue vivo, mesmo sem queixas articulares e sem anormalidades ao exame de urina e provas de função renal tem o diagnóstico de púrpura de HENOCH SCHÖNLEIN?
Respondida em 18/02/2005 00:00
Perfeitamente. Em crianças precisamos apenas de púrpuras palpáveis com contagem de plaquetas normais para que possamos inferir tal diagnóstico. Dores articulares podem não estar presentes. A topografia das lesões cutâneas é típica, e a presença de dor adbominal/melena/hematêmese corrobora ainda mais para esta possibilidade. O acometimento renal pode se apresentar até 3 meses após o surgimento das lesões cutâneas, e está ausente em quase 80% das crianças.
Pergunta realizada em 24/01/2005 00:00
PACIENTE COM ERITEMAS FUGASES SURGINDO EM PONTOS DIFERENTES, OBSERVÁVEIS APÓS PERDA DO IRMÃO, EM UMA PRÉ-ESCOLAR DE 4 ANOS , COM EPISÓDIO DE DIFICULDADE DE DEAMBULAÇÃO E MIALGIAS TAMBÉM FUGASES E INTEIRAMENTE REVERSÍVEIS COM VHS 17, ANEMIA HIPOCRÔMICA LEVE ! PENSAR EM DERMATOMIOSITE E SOLICITAR ENZIMAS MUSCULARES ? ESTA DOENÇA PODE SER DESENCADEADA NOS SUSCETÍVEIS POR UM TRAUMA PSICOLÓGICO GRAVE???
Respondida em 24/01/2005 00:00
A dermatomiosite pode se iniciar após trauma psicológico, sem entretanto definir-se como causa. O quadro em sua fase inicial muitas vezes não é típico, o que pode dificultar e/ou atrasar o diagnóstico. O rash às vezes se parece com uma urticária. A possibilidade do diagnóstico procede, e deve ser realizada investigação das enzimas musculares.
Pergunta realizada em 03/12/2004 00:00
Púrpura anafilactóide é para o reumatologista ou alergista?
Respondida em 03/12/2004 00:00
Púrpura anafilactóide é uma vasculite, portanto deve ser avaliada por um reumatologista
Pergunta realizada em 28/09/2004 00:00
Menor 13 anos de idade por muito tempo fez uso de Benzetacil por diagnostico de FR baseado em valores de ASLO.Retiramos medicação em acordo com avaliação do reumatologista porem manteve titulos elevados .Teve valor normal apos antibiotico terapia.Agora um ano apos volta comASLO de 400.Devemos dar valor?Relata dor e edema em MMII por trauma (SIC)..
Respondida em 28/09/2004 00:00
Os títulos de ASLO isoladamente não devem ser considerados critérios para introdução de penicilina benzatina. Existem crianças que talvez por serem portadoras assintomáticas mantém níveis elevados de AEO, sem nunca desenvolverem Febre Reumática. Se não há história típica que justifique (artrite migratória, cardite, coréia) não vejo motivo para manutenção da profilaxia. Sugiro observar alterações descritas em MMII. É artrite? Se não mantenha suspenso o antibiótico. A seu dipor Maria Vitória Quintero
Pergunta realizada em 15/08/2004 00:00
Quando devo encaminhar um paciente com dor articular ao Reumatologista?
Respondida em 15/08/2004 00:00
Existem quadros benignos de dor articular intermitente, sem atividade inflamatória seja laboratorial ou clínica, que não interferem na função da articulação, que podem ser acompanhados por algum tempo. Se não são persistentes, ou mudam de comportamento merecem uma avaliação especializada. Sinais de alerta são procesos inflamatórios evidentes, alterações laboratoriais (anemia, provas de fase aguda, trombocitose, etc), manifestações sistêmicas (febre, queda do estado geral, irritabilidade, adinamia, dor intensa, associação de manifestações extraarticulares). Nestes casos, quanto mais precocemente o reumatologista puder ser consultado melhor será para a criança.