Eleita diretoria para o biênio 2021-2022

Compartilhe

Tendo como presidente o pneumologista pediátrico Cássio da Cunha Ibiapina, a nova diretoria da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) foi eleita para o biênio 2021-2022. A votação, realizada de modo virtual, durou três dias (11 a 13 de novembro) e contou com a participação de aproximadamente 350 sócios quites, que confirmaram a escolha da única chapa inscrita no processo eleitoral.

Para o presidente eleito, a ideia é manter o trabalho realizado na última gestão, tentando aproximar cada vez mais o pediatra mineiro da SMP. “Vamos criar uma diretoria de captação de novos sócios, trazendo para Sociedade os mais jovens e aquele pediatra que esteja afastado”. As estratégias de educação continuada do especialista médico e dos profissionais de saúde que atendem crianças e adolescentes também vão continuar, principalmente os webinares, de acordo com Cássio Ibiapina. Para ele, o médico precisa ter momentos que unam arte cultura e educação. “O médico precisa que o evento seja de conhecimento e relaxamento, por isso vou criar também uma diretoria de arte e cultura”, comenta.

Cássio comemora a volta dos cursos de imersão, adaptados para uma nova realidade com as aulas teóricas online. Além disso, ele pretende retomar o Curso de Trauma e está conversando com os coordenadores dos cursos da SMP para avaliar a viabilidade de manter dois Centros de Treinamento, um na nova sede da SMP e o outro antigo.

Gestão compartilhada

Outra característica da nova gestão será a intensificação do trabalho compartilhado. Nesse contexto, a vice-presidente eleita Márcia Gomes Penido Machado agradece a confiança dos pediatras demonstrada na participação expressiva nas eleições. “Esperamos realizar uma gestão dinâmica e produtiva, mas ao mesmo tempo solidária e alinhada aos objetivos da SMP. O momento é de grandes desafios, principalmente com a pandemia e seus impactos a curto e longo prazo. Mas seguiremos fortes e unidos nesta missão”, comenta Márcia.

A secretária geral da gestão atual, Flávia Cardoso Rodrigues, continua no mesmo cargo nos próximos dois anos. Sua expectativa é dar continuidade à programação científica-educacional promovida pela diretoria presidida por Marisa Lages Ribeiro: “orientando e engajando nossos associados para a implementação e atenção às boas práticas de saúde baseadas em evidências, atuando sempre com transparência e ética”. Para ela, é importante manter uma relação com a sociedade civil, na função de informar e desenvolver ações com ênfase no bem estar das crianças e adolescente.

Diretoria - Biênio 2021/2022

Presidente: Dr. Cássio da Cunha Ibiapina

Vice-presidente: Dra. Márcia Gomes Penido Machado

Secretária geral: Dra. Flávia Cardoso Rodrigues

1º Tesoureiro: Dr. Carlos Eduardo Reis da Silva

Conselho fiscal e de Sindicância:

Dra. Marisa Lages Ribeiro

Dra. Maria do Carmo Barros de Melo

Dra. Raquel Pitchon dos Reis

Dr. Paulo Tadeu de Mattos Poggiali

Dr. Fábio Augusto de Castro Guerra