Nota de Falecimento - Dr. Helvécio Henrique Ferreira Borges

Compartilhe



  



É com profunda tristeza que a Sociedade Mineira de Pediatria e a Academia Mineira de Pediatria informam o falecimento do pediatra Helvécio Henrique Ferreira Borges, acontecido neste sábado, 28 de novembro. Presidente da SMP em 1966 e membro fundador da Academia Mineira de Pediatria, Helvécio nasceu em Patos de Minas em 1925, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais em 1948, formando-se em 1953.

 Dedicou toda a sua vida profissional à pediatria, foi pioneiro da especialidade no Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais, sendo um dos responsáveis pela expansão contínua e progressiva do serviço de pediatria deste hospital. Além disso, exercia a pediatria em seu consultório e como professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Na Associação Médica de Minas Gerais atuou em inúmeros cargos e ao longo de sua vida foi condecorado com homenagens diversas. 

Era casado com Teresinha de Jesus Cordeiro Borges e deixa cinco filhos: Helvécio Henrique Filho, Hugo Luiz, Maria Tereza, Maria Beatriz e Leonardo Augusto.

A SMP e a Academia Mineira de Pediatria se solidarizam com familiares, amigos e colegas neste momento difícil, destacando o brilhante trabalho de Helvécio Borges para a pediatria mineira.