1º Congresso Mineiro Online de Pediatria: uma união de Arte, Cultura e Educação

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou em 4 e 5 de dezembro a primeira edição de seu Congresso Mineiro Online de Pediatria. O evento nasceu como uma opção para substituir o Congresso presencial, prorrogado para 2021 por causa da pandemia, mas o formato virtual agradou tanto, que a comissão científica, liderada pelo presidente eleito da SMP, Cássio Ibiapina, pensa em realiza-lo bienalmente. Com aproximadamente 2 mil inscritos, o Congresso apresentou dinâmicas ao vivo modernas, criativas e disruptivas, além de 100 aulas gravadas. “Fé em dias melhores”, título da aula da pediatra Filomena Camilo do Vale, permeou todo o evento, da programação de sexta à noite até a posse da nova diretoria, no sábado de tarde, se transformando no lema do Congresso.

Todo o evento está disponível no site e pode ser acessado pelos inscritos ao longo dos próximos quatro meses.

Desde o início, a proposta era unir arte, cultura e educação. Neste sentido, o Congresso Mineiro Online de Pediatria foi embalado pela música do instrumentista mineiro Rodrigo Borges. Ao final de cada dia e nos intervalos das aulas, o músico se apresentou em um show que misturou composições próprias e grandes sucessos do Clube da Esquina e da música de Minas Gerais. De acordo com Ibiapina, esse modo de fazer evento com a programação científica entremeada por cultura vai fazer parte de sua gestão da SMP em 2021 e 2022.

Programação Científica

A proposta foi apresentar um Congresso diferente e transformador e a programação científica cumpriu esse papel. Pelas redes sociais da SMP, os inscritos postaram as impressões e a alegria de participarem de um evento como esse: “fiquei encantada com a organização, assistência e qualidade do conteúdo, foi um dos melhores Congressos que já participei. A iniciativa do PedTalks, a atração cultural e as aulas gravadas, juntamente com lives de altíssima qualidade permitiram uma experiência única de aprendizado”, comentou Isabela Diniz pelas redes sociais.

Inúmeros foram os elogios e comentários de inscritos pelos canais de comunicação do Congresso e da SMP. As três atividades científicas ao vivo, PedTalks, Ano em Revisão e Pediatria em Pauta agradaram pela qualidade e criatividade.

Prêmio Ennio Leão

O 1º Congresso Mineiro Online de Pediatria recebeu a inscrição de aproximadamente 500 trabalhos, quase todos aprovados para a exposição no site do evento e publicação de resumo no Suplemento da SMP na Revista Médica de Minas Gerais. Desses, quatro foram escolhidos pela Comissão Científica do Congresso para apresentações orais que também ficaram expostas no site. Os inscritos votaram no melhor dos quatro e o Prêmio Ennio Leão de melhor trabalho foi para “Associação entre Déficit de Atenção / Hiperatividade e Sintomas do Trato Urinário inferior em crianças e adolescentes em ambiente comunitário”, de Mônica Maria de Almeida Vasconcelos, José Murillo Bastos Netto, Isaac Eduardo Arana, Isabela Benevenuto Teixeira, Eleonora Moreira Lima, Tania Antunes Carvalho, José de Bessa Junior, Flávia Cristina de Carvalho Mrad.

Posse da nova diretoria

Um capítulo a parte do Congresso foi a posse online da diretoria que ficará no cargo da Sociedade Mineira de Pediatria no biênio 2021-2022. De uma maneira atípica e sem a tradicional foto de todos integrantes, a posse aconteceu virtualmente, o que não impediu que a emoção tomasse conta do momento. De forma rápida e objetiva, a presidente atual da SMP, Marisa Lages Ribeiro, apresentou as ações da instituição nos últimos dois anos, destacando a elaboração da política de relacionamento com a indústria, a aquisição do novo espaço da Sociedade e os eventos online que se iniciaram depois da Organização Mundial de Saúde decretar a pandemia da Covid-19 em março.

O presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e ex-presidente da SMP, Fábio Augusto de Castro Guerra, parabenizou a gestão que se encerra, desejando boa sorte para os diretores que iniciam os trabalhos. Ele falou sobre o grande investimento da AMMG na nova sede e que é uma satisfação ter a SMP neste endereço. O presidente de honra da diretoria 2021-2022, José Dias Ibiapina, o professor Ibiapina, recebeu uma homenagem na posse e agradeceu a todos com um cordel inspirador.

Já o presidente eleito, Cássio da Cunha Ibiapina, imbuído de toda emoção que o momento pede, fez um discurso em que falou sobre o grande sucesso do Congresso, fruto da parceria entre a comissão organizadora e todos os envolvidos. “Um sonho se realizou”, comentou Ibiapina sobre o evento. Sobre a gestão, ele convidou toda a diretoria para trabalhar como uma equipe, cada um dando o seu melhor. Citando o educador e treinador de basquete Júlio Piu, Ibiapina finalizou o discurso levantando o lema da nova diretoria: “Felizes sempre! Satisfeitos nunca”.