Reunião Ampliada faz balanço da gestão 2019-2020 da SMP

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou mais um momento de encontro virtual entre todos que fazem a engrenagem da instituição funcionar. No dia 15 de dezembro, terça-feira, a presidente da SMP, Marisa Lages Ribeiro, convocou uma Reunião Ampliada para apresentar um balanço geral da Sociedade ao longo dos dois anos que esteve na presidência. Participaram da reunião a diretoria executiva, representantes da Academia Mineira de Pediatria, do Conselho Fiscal, das Regionais da SMP e dos Departamentos Científicos.

A presidente da SMP, que deixa o cargo em dezembro de 2020, em uma explanação emocionada mostrou as ações realizadas em sua gestão. Sempre com uma percepção especial das pessoas e dos momentos, Marisa começou com uma apresentação de sua família e dizendo que sem o apoio dela não seria possível avançar na caminhada. Agradeceu a diretoria executiva de forma mais enfática. “Formamos uma família, onde cada um contribuiu com suas ideias e ações”.

Apresentando os números da SMP no biênio 2019-2020, a presidente mostrou que mesmo com a pandemia, a instituição conseguiu se reinventar e atingir ainda mais pessoas com seus eventos virtuais. Enquanto em 2019 os eventos científicos da SMP reuniram aproximadamente 1,5 mil pessoas, em 2020 os 14 webinares conseguiram a audiência de 6 mil pessoas. Os cursos de Reanimação Neonatal, do Prematuro e o PALS também sofreram algumas mudanças depois de liberada a realização pelos órgãos competentes, as aulas teóricas estão sendo ministradas de forma virtual, e as práticas no Centro de Treinamento da SMP. Tudo isso para minimizar o risco de contaminação pela Covid-19.

Nova sede

O balanço financeiro da instituição também foi apresentando. A notícia boa é que a compra da nova sede da SMP no prédio que a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) está finalizando foi quitada. “A Sociedade Mineira de Pediatria agora tem uma nova sede que já foi totalmente paga”, explicou Marisa.

Além disso, ela apresentou o número de boletins informativos, científicos, as viagens que fez para visitar as Regionais no interior de Minas Gerias e um resumo das outras ações, com destaque para a elaboração do documento que baliza a relação da SMP com a indústria farmacêutica, alimentícia e de equipamentos e do documento redigido a muitas mãos sobre o retorno às aulas presenciais depois de quase nove meses das crianças fora do ambiente escolar.

Quando abriu a palavra para os presentes um dos primeiros a se manifestar foi o pediatria e ex-presidente da SMP, Paulo Poggiali. “Gostaria parabenizar a Dra. Marisa pela gestão extremamente fértil. Sendo filha do Dr. José Guerra Lages é o que esperávamos, mas você deixou uma marca pessoal muito bonita”, comentou. Assim como Poggiali, muitos presentes agradeceram a presidente que deixa a SMP pelo trabalho incansável. Os representantes do interior falaram da oportunidade que agora têm de acompanhar os eventos virtualmente, uma reivindicação antiga.

Nova diretoria

Representando a diretoria eleita da SMP, o presidente do biênio 2020-2021, Cássio da Cunha Ibiapina, apresentou um pouco do que está pretendendo com seu mandato, dizendo que a ideia é continuar com o trabalho desenvolvido, focando na captação de novos sócios e na valorização do pediatra de fora de Belo Horizonte. Ele também falou um pouco sobre o sucesso do 1º Congresso Mineiro Online de Pediatria que reuniu 2 mil inscritos e teve críticas extremamente positivas. A vice-presidente eleita, Márcia Penido, comentou sobre a enorme responsabilidade de manter o trabalho que os presidentes anteriores vêm desenvolvendo ao longo dos anos.

Para finalizar, Marisa Lages Ribeiro desejou a todos um Feliz Natal, com “Fé em Dias Melhores”. Ela alertou sobre o pior momento da pandemia que Belo Horizonte e outras regiões de Minas Gerias estão enfrentando, portanto recomentou comemorações de final de ano mais comedidas com a participação somente do núcleo familiar que vive na mesma casa.