SMP participa de reunião sobre retorno às aulas na SES-MG

Compartilhe

22/01/2021

O presidente da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), Cássio Ibiapina, participou na tarde desta quinta-feira, 21 de janeiro, na Cidade Administrativa de uma reunião com o secretário de saúde do estado de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, sobre o planejamento do retorno às aulas presenciais. Além do secretário e do presidente da SMP, participaram do encontro a pediatra Gabriela Araújo, diretora de comunicação da SMP, e o neurologista pediátrico Rodrigo Carneiro, presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões afins (Abenepi). Outros quadros da SES-MG também estavam presentes.

Depois de apresentar as ações da SMP no que diz respeito ao tema, como o lançamento em 2020 do Posicionamento da Sociedade sobre o retorno seguro às aulas em um modelo híbrido entre o online e o presencial, os representantes da SMP levantaram algumas questões sobre o tema, considerando que o conceito de Saúde é amplo. Apontaram que a escola não é um lugar somente de aprendizado, mas também parte importante da saúde da criança, pois gera bem-estar físico e mental, portanto a educação deve ser considerada prioridade. Os riscos das crianças e adolescentes fora das escolas são muitos, entre eles a volta dessas crianças para as ruas e o abuso das tecnologias. Para a SMP a volta às aulas deve ser facultativa e escalonada, levando em consideração as individualidades de cada escola, aluno, professor e a da região onde está inserida. A SMP ainda recomenda atenção aos professores do grupo de risco, que devem manter atividades online.

Como proposta da reunião, ficou a criação de um grupo de trabalho com técnicos da Secretaria de Saúde, representantes da SMP e da Abenepi para seguirem discutindo o tema e apresentar ações para que logo que o momento epidemiológico da pandemia permitir todos estejam prontos.

   

crédito da foto: Faibio Marchetto / SESMG