Nota de Pesar - Dr. Marcos Evangelista de Abreu

Compartilhe



É com pesar que a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) recebe a notícia do falecimento do pediatra Marcos Evangelista de Abreu, carinhosamente chamado pelos colegas de Marcão. Médico dedicado, instrutor competente e sempre disponível do Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), do qual fez parte durante muito tempo. 

Dr. Marcos Abreu era gerente da Linha de Cuidado da Criança do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB), instituição onde trabalhou por 24 anos. No Odilon, acompanhou algumas situações tristes, mas que fizeram parte da história brasileira: o incêndio no Canecão Mineiro, as tragédias de Mariana e Brumadinho e o incêndio na creche de Janaúba. O médico era também pediatra do Centro Materno Infantil de Contagem. 

Tinha uma personalidade leve e gentil, era querido e amigo de boa parte dos pediatras de Belo Horizonte. O coordenador do PALS em Minas Gerais, Dr. Frederico Mitre, comentou: “uma perda irreparável que deixa uma tristeza em nossos corações, mas seu legado, sua generosidade e sua bondade nos dão conforto para superar esse momento tão difícil”. 

Dr. Marcos Evangelista de Abreu faleceu em Belo Horizonte, na sexta-feira, 22 de janeiro de 2021. A SMP se solidariza com sua esposa Débora, seus filhos Guilherme e Nathália e com todos os amigos e colegas.