Reunião Ampliada apresenta as proposições para 2021

Na terça-feira, 23 de fevereiro, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realizou uma reunião ampliada com a presença de membros da diretoria executiva e estendida, presidentes dos departamentos científicos e das Regionais de todo o estado, representantes da Academia Mineira de Pediatria e do Conselho Fiscal. O objetivo da reunião foi apresentar as propostas para 2021, expondo o novo conceito de gestão da SMP, compartilhada e democrática. O encontro foi também a oportunidade de ouvir os pediatras que fazem parte diretamente da diretoria 2021-2022 da instituição.

A reunião começou com uma explicação rápida do presidente da SMP, Cássio Ibiapina, sobre o modelo de gestão que será adotado daqui pra frente. Segundo ele, a ideia é que a SMP seja gerida horizontalmente e que as diretorias, departamentos científicos e regionais tenham autonomia para propor ações e executá-las. O pediatra Eduardo Carlos Tavares, presidente do DC de Bioética e membro da diretoria de comunicação e publicações, parabenizou a iniciativa do presidente da SMP. “Estou muito feliz com essa ação que vai mudar a hierarquia da SMP de verticalizada para entrelaçada”, comentou.

Proposições das diretorias

A reunião foi conduzida, após a fala do presidente, pelas próprias diretorias da SMP, que apresentaram, também de forma rápida e objetiva, as proposições para 2021. As Diretorias de Comunicação e Informática apresentaram conjuntamente as novas formas de comunicação da SMP por meio de podcast, aulas no Youtube e lives no Instagram. “A ideia é atingir cada vez mais o público leigo com informações científicas traduzidas para a população em geral”, comentou a diretora de comunicação, Gabriela Araújo. A diretora de Arte e Cultura, Raquel Gomes, falou sobre o projeto de valorização da cultura nos eventos da SMP, assim como foi feito no Congresso Online de 2020.

Como os eventos científicos serão conduzidos este ano foi informado pela diretora científica, Eleonora Druve. Ela mostrou que a SMP terá um Simpósio mensal no sábado, além de um Momento Científico também mensal em um dia da semana de noite. As ideias para o novo Centro de Treinamento, no prédio que está sendo construído da AMMG, também foram mostradas.

O tesoureiro da SMP fez um balanço geral das finanças da instituição e a parte de exposição da reunião foi finalizada pelo diretor de captação de novos sócios, Jaderson Mateus, que apresentou propostas para que os pediatras se sintam interessados a se associarem à Sociedade Brasileira de Pediatria e, consequentemente, à SMP.

Fé e esperança em 2021

Ao final do encontro, os presentes se manifestaram. Entre eles, o membro da Academia Mineira de Pediatria e diretor de patrimônio, José Guerra Lages, lembrou-se da importância da Academia e das outras diretorias para aquisição do espaço onde está o Centro de Treinamento da SMP, no bairro Santa Efigênia. E o presidente Cássio Ibiapina terminou com uma fala de fé e esperança em dias melhores, mote desta nova gestão da SMP.

Confira aqui as apresentações das diretorias

Confira aqui a ata da Reunião