Simpósio das Regionais: SMP promove evento inédito

Compartilhe

08/03/2021



No sábado, 6 de março, a Sociedade Mineira de Pediatria realizou um evento inédito, com a participação das nove Regionais da SMP. Ao longo de toda a manhã, quase 300 pessoas de várias partes do Brasil puderam acompanhar virtualmente o “I Simpósio das Regionais: Doenças Respiratórias”. Com a moderação da diretora de integração, Marta Duarte, e da presidente do Departamento Científico de Pneumologia, Laís Nicoliello, e palestrantes de toda Minas Gerais, o Simpósio fez história não só pela qualidade científica, mas também pela oportunidade de congregar as Regionais em um só evento.

Para iniciar o Simpósio, um vídeo de esperança e fé em Dias Melhores foi exibido, logo depois, o presidente da SMP, Cássio Ibiapina, deu boas-vindas à audiência agradecendo à comissão organizadora e todas as Regionais. O Simpósio começou efetivamente com a dinâmica PedTalks sobre o projeto “Médicos do bem” apresentado pela pediatra da Regional Zona da Mata, Mirna Salomão Marques. Em um momento de reflexão emocionante, a médica falou sobre altruísmo, a “preocupação com o outro”. Segundo ela, estudos demonstram que altruísmo e bondade são contagiantes e salutares. “Promover bondade é promover saúde”, diz Mirna. E é nesse sentido que o programa “Médicos do Bem” foi criado em Juiz de Fora. Mais de 100 médicos voluntários trabalham para doar. De acordo com Mirna, o programa está sendo transformado em “Projeto Ciência do Bem-Viver”, agregando além de profissionais da saúde, profissionais das ciências biológicas, humanas, sociais e exatas.

Ano em Revisão

Dando continuidade ao Simpósio, representantes das Regionais da SMP apresentaram importantes temas sobre as Doenças Respiratórias dentro do modelo “Ano em Revisão”. Cada professor exibiu os últimos artigos científicos com pequenos comentários sobre o assunto proposto. Os temas e seus palestrantes foram: “Rinite alérgica e respirador oral”, por Glaucia Oliveira Moreira - Pneumologista pediátrica (Regional Sul); “Otites e Sinusites”, por Andressa Vinha Zanuncio – Otorrinolaringologista (Regional Oeste); “Asma”, por Williane Coelho de Figueiredo Fernandes – pneumologista pediátrica (presidente da Regional Vale Rio Doce); “Abordagem da tosse crônica”, por Fernanda Assunção Bilharinho - alergologista e imunologista infantil (Regional Norte), “Pneumonia”, por Jussara Silva Lima – pediatra (diretora científica da Regional Vale do Rio Grande); “Derrame Parapneumônico”, por Fernanda Lelis - pneumologista pediátrica (Regional Norte) e “COVID-19: aspectos gerais na infância”, por Catarina Amorim Baccarini Pires – intensivista pediátrica (Regional Vale do Aço).

A parte científica do evento foi finalizada pelas palestras dos pediatras Wilson Rocha Filho e Andrea Chaimowicz, que falaram sobre a “Bronquiolite Viral Aguda”.

Atração cultural

Um dos pontos altos do Simpósio foi a apresentação da pediatra e pianista de Dores do Indaiá, Raquel Gomes, que é também diretora de arte e cultura da SMP. Ela executou três obras ao piano, explicando cada peça e falando um pouco de cada compositor. Além disso, a pediatra convidou outros colegas a participarem dos eventos da SMP com apresentações artísticas, culturais, sociais, que tenham a criança e o adolescente como referência. Veja o convite.

Após as discussões e considerações finais sobre as apresentações, o presidente da SMP voltou ao Simpósio para fazer o encerramento. Usando a referência mineira em que tudo é “trem”, ele espera que brevemente todos estejam descendo na estação da felicidade e deixando para trás as estações da incerteza e da tristeza.