Vacinação é tema da primeira live da série “Conversando Sobre”, promovida pela SMP

Compartilhe

22/04/2021

 

Nos próximos meses, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) promoverá uma nova edição do projeto “Conversando Sobre”, agora no formato de lives interativas em seu Instagram. Os encontros virtuais seguem o objetivo de esclarecer as dúvidas dos pais sobre a saúde da criança e do adolescente, tudo por meio de bate-papos acessíveis com especialistas da comunidade pediátrica. A moderação ficará a cargo do presidente do DC de Bioética da SMP, Eduardo Carlos Tavares, que, no último dia 9, teve uma primeira conversa sobre vacinação com o médico pediatra José Geraldo Leite Ribeiro. O encontro contou com a participação de mais de 170 pessoas e já ultrapassa as 1.250 visualizações.

Quem acompanhou a live de estreia pôde comentar os temas discutidos pelos profissionais e fazer perguntas. José Geraldo, que é referência nacional em epidemiologia e vacinação, passou por temas como a imunização através do aleitamento materno, gestantes e a vacinação contra a Covid-19, diferenças entre as vacinas disponíveis na rede pública e privada e o intervalo mais seguro para aqueles que devem tomar, além da CoronaVac, vacinas para outras doenças. “Ainda não há tantos estudos. Por esse motivo, costumamos recomendar 14 dias de intervalo entre a vacina contra o coronavírus e qualquer outra, como a da gripe”, pontuou.

O especialista também aproveitou para deixar um lembrete a todos que o assistiram. “Aqueles que têm crianças sob sua responsabilidade devem atualizar suas cadernetas de vacinação. Caso contrário, quando voltarmos à convivência social, correremos um grande risco de sairmos da epidemia da Covid e entrarmos numa epidemia de doenças como a difteria ou a coqueluche. Nós que as acompanhamos sabemos o quão graves elas são, como aumentam a mortalidade e como trazem grande sofrimento às crianças”, finalizou.

O primeiro Conversando Sobre da SMP de 2021 já está disponível e pode ser acessado aqui.