Simpósio de Gastroenterologia Pediátrica da SMP reuniu profissionais de todo o país

Compartilhe

05/07/2021

 

O Departamento Científico de Gastroenterologia da SMP realizou, de forma online, a quarta edição do Simpósio de Gastroenterologia Pediátrica no dia 03 de julho. O evento reuniu importantes especialistas na área, abrangendo diversos assuntos sobre as intersecções da pediatria e a gastroenterologia. O simpósio contou com a participação de inscritos de todos os estados do Brasil e uma grande participação dos pediatras mineiros. 

Durante a abertura do evento, o presidente da SMP, Cássio Ibiapina, realizou um balanço das atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2021, lembrando da importância desses eventos. Em suas palavras: “com essa gestão de hierarquia entrelaçada, horizontal e ativa, muita coisa pôde ser feita em tão pouco tempo. Devemos continuar motivados nesse propósito, pois, juntos venceremos esse difícil momento.” O presidente destacou que no segundo semestre do ano a SMP continuará realizando os Simpósios, Momentos Científicos e cursos, prevendo a possibilidade de encontros presenciais de pequenos grupos após a inauguração do novo Centro de Treinamento da SMP. Recordando as palavras do poema de Gabriela Mistral, que esteve presente em um dos comunicados da SMP à PBH durante as discussões sobre o retorno às aulas, o presidente ressaltou que o tempo da criança é o tempo do hoje. Dessa forma, a realização dos eventos e aperfeiçoamento dos profissionais de pediatria são importantes para que a melhor prática possa ser alcançada. 

A diretora científica da SMP, Eleonora Druve, ressaltou a importância da cultura de troca de conhecimentos que os profissionais da saúde possuem. “Nós, profissionais de Saúde, especialmente, nós pediatras, sempre tivemos a habilidade de compartilhar. A gente compartilha as nossas angústias, mas também compartilha as nossas experiências. Essa pandemia ressalta o quanto é importante esses momentos de troca, mesmo sendo de forma virtual” afirmou Eleonora. Na sequência, a presidente do DC de Gastroenterologia, Priscila Menezes Ferri, deu início às atividades do simpósio com a coordenação da mesa “Roda viva: Alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose – uso de fórmulas especiais”. O simpósio ainda contou com as atividades “Ano em Revisão”, “Pediatria em Pauta” e “Desafios da Prática Clínica”, que abordaram temas centrais e atualizações sobre a prática da gastroenterologia pediátrica. 

O quarto Simpósio de Gastroenterologia Pediátrica da SMP também teve a participação artística da pianista e professora do Departamento de Música da Universidade Federal de São João Del Rey, Carla Reis. A artista apresentou aos participantes as canções O Inverno Portenho do compositor Astor Piazzolla e a canção As Águas de André Mehmari.