XVII Jornada Mineira de Atualização em Amamentação reuniu profissionais da saúde

Compartilhe

10/08/2021



A Sociedade Mineira de Pediatria realizou nos dias 06/08 e 07/08 a XVII Jornada Mineira de Atualização em Amamentação. Como parte da agenda do Agosto Dourado, mês dedicado à divulgação e orientação sobre a importância da amamentação materna para o desenvolvimento saudável da criança, a Jornada reuniu mais 270 profissionais de saúde para debater o tema com especialistas da área. O evento foi realizado de forma online e, nesta edição, teve como foco principal aumentar as trocas entre os inscritos e os palestrantes através do debate e esclarecimento de dúvidas. 

Na abertura do evento, o Presidente da SMP, Cássio Ibiapina, saudou a presença de todos e reforçou a importância da atuação da Sociedade continuar levando a mensagem de esperança em tempos melhores e possibilitando o acesso ao conhecimento. Em suas palavras: “saúdo todos os presentes e toda a SMP, pois, mesmo nesse ano tão difícil, estamos seguindo a missão da Sociedade Mineira de Pediatria em defesa da infância e da adolescência, e o trabalho de informar os médicos pediatras. Quero parabenizar a Dra. Beatriz Rocha, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SMP, pela organização desse brilhante evento e parabenizar ao Dr. Luciano Borges Santiago por ser uma referência nos estudos em aleitamento materno e que neste ano, como presidente do DC Nacional de Aleitamento Materno, lançou a campanha ‘Pediatra, faça a diferença em relação ao aleitamento materno’. Aqui eu faço convite a todos para continuarmos, como já fazemos há 17 anos nas Jornadas mineiras, fazendo a diferença.” 

Homenagem 

Beatriz Rocha agradeceu a presença de todos os inscritos, palestrantes e a colaboração da equipe técnica da SMP na realização do evento. Beatriz também foi a responsável por conceder, in memorian, a homenagem e prêmio Defensor da Amamentação à enfermeira Ieda Ribeiro. “A SMP, através do nosso DC, todos os anos premia o Defensor da Amamentação, mas hoje, mais do que premiar, iremos prestar uma homenagem à enfermeira Ieda Ribeiro Passos, que sempre foi um motivo de muito orgulho e exemplo com sua atuação. No ano de 2018 ela foi premiada como Defensora da Amamentação e naquele momento nós não imaginamos que em tão pouco tempo estaríamos aqui novamente para prestar uma homenagem a essa grande profissional que infelizmente nos deixou tão precocemente neste ano de 2021”, lamentou a presidente. Ieda foi uma profissional de excelência que contribuiu de forma imensurável com o aleitamento materno e o parto humanizado na maternidade Sofia Feldman, Hospital Regional de Betim, Hospital Júlia Kubitschek e HC UFMG, lembra Beatriz. 

Em seguida, o evento contou com a programação científica que girou em torno de vários temas ligados à amamentação. Na primeira noite os participante puderam prestigiar as palestras “Tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021: Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada", ministrada por Cíntia Ribeiro Santos (Coordenadora Nacional do IBFAN Brasil), “A Responsabilidade da Pediatra na Promoção do Aleitamento Materno”, ofertada pelo Dr. Luciano Borges Santiago (Pediatra/Presidente DCEit Al Materno SBP), e a palestra "Educação Médica: somos preparados para orientar o Aleitamento?”, apresentada pela pediatra Maria Cândida Ferrarez Bouzada Vian. A primeira noite do evento foi encerrada com a apresentação da história do congado do Rosário de Dores do Indaiá, organizada pela Diretoria de Arte de Cultura da SMP. 

A XVII Jornada terminou no sábado, dia 07/08, e na sua finalização contou com mais uma rodada de palestras e debates com referências de variadas áreas da saúde. Foram discutidos os temas “Atuação da osteopatia nas Dificuldades e Desafios da Amamentação”, com contribuição de Renata Karine Pedro (Fisioterapeuta/Osteopata), “Disfunção Oral de Desafios da Amamentação”, ministrada por Maria Teresa Sanches (Fonoaudióloga), “Covid-19 e Amamentação”, apresentado pelo pediatra Dr. Flávio Melo, e a palestra “Amamentação em Casal Homoafetivo”, ofertada pela pediatra Adriana Ribeiro da Silva. O evento ainda contou com a mesa redonda “Amamentação em Situações Especiais: Doação de Leite Materno de Mães em Situação de Luto Perinatal", mediada pela pediatra Dra. Lilia Maria Caldas Embiruçu.