Curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco é oferecido dentro da parceria com CRMMG

Compartilhe

09/12/2021



 Alunos do primeiro curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco de 2021 (27/11) em treinamento na DataMed


Um dos cursos mais esperados de 2021 começa a ser ministrado dentro da parceria com o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRMMG). O “Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco”, que faz parte do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP), já treinou em apenas dois meses, novembro e dezembro, mais de 90 médicos pediatras e de outras especialidades, em Belo Horizonte. E em 2022, o curso passará por mais cinco cidades de Minas Gerais: Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Pouso Alegre. As inscrições são realizadas pelo site do CRMMG, dentro do Programa de Educação Médica Continuada do Conselho.

O curso, com oito horas de duração, tem como objetivo ensinar médicos, estudantes dos dois últimos anos de medicina, enfermeiros e técnicos de enfermagem a realizar o transporte intra-hospitalar e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também podem ser treinados. A base do curso são as diretrizes da SBP e o aluno aprende sobre os problemas mais frequentes relacionados a esse transporte.

Investimento

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) vem desde 2016, ano em que fez treinamento em massa do Transporte de Recém-Nascido de Alto Risco em Minas Gerais, se preparando para conseguir oferecer o curso de forma independente. Para isso, quatro incubadoras de transporte foram adquiridas, além de bombas perfusoras e outros equipamentos necessários. Os instrutores do PRN foram reciclados e outros profissionais estão sendo preparados para se tornarem instrutores do curso de Transporte. Um investimento que gira em torno de R$ 200 mil em equipamento e muitas horas de trabalho dos coordenadores do PRN em Minas Gerais.

O resultado está sendo observado na prática: turmas cheias, alunos treinados e avaliações extremamente positivas.

A DataMed, parceira da SMP no realização do curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco, doou para o SAMU de Belo Horizonte um babypuff (ressuscitador infantil). Foi por causa da realização do curso de 27/11 que essa interação foi possível.

A DataMed, parceira da SMP no realização do curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco, doou para o SAMU de Belo Horizonte um babypuff (ressuscitador infantil). Foi por causa da realização do curso de 27/11 que essa interação foi possível.