O curso Pediatric Advanced Life Support, ou Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (Pals), é um curso teórico-prático preparado para profissionais de saúde com o objetivo de capacitá-los para o atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações agudas. Foi introduzido e é monitorado pela American Heart Association (AHA). Tem como objetivos principais: reconhecer as crianças em risco de parada cardiorrespiratória; enfatizar as condutas médicas necessárias para prevenir a parada cardiorrespiratória; desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras na ressuscitação e estabilização iniciais das crianças em falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória.
Introduzido no Brasil em 1997, é um curso de imersão, no qual o aluno se dedica integralmente por dois dias, estando sujeito às rígidas normas de horários e de atividades de grupo. Cada aluno recebe material didático para se preparar previamente, sendo depois convidado a participar ativamente das atividades teórico-práticas, através de demonstrações, simulações e situações desafiadoras que mimetizam a realidade da vida profissional, tal como ocorre no pronto-atendimento, no pronto-socorro ou no hospital.
O curso se realiza com auxílio de manequins e equipamentos de alto custo, capazes de simular as situações reais. Ao final, o aluno é avaliado em relação ao seu desempenho e aproveitamento, recebendo uma carteira de capacitação em ressuscitação pediátrica, que tem validade por dois anos. Em Minas Gerais, é coordenado pelos doutores Alexandre Rodrigues Ferreira e Frederico Mitre Pessoa.
Objetivo: Capacitar o profissional de saúde a realizar uma abordagem sistematizada para avaliação e tratamento da criança gravemente enferma. Isto permite que intervenções precoces sejam realizadas visando diminuir a morbidade e a mortalidade do paciente pediátrico.
Autoavaliação: Etapa prévia do curso a ser realizada posteriormente à leitura do Manual do Profissional (entregue no ato da inscrição). A autoavaliação, realizada pelo site www.heart.org/eccstudent - com código informado no manual – deverá ser entregue no primeiro dia do curso.
Carga horária: 18 horas. É adequado o uso de roupas e sapatos confortáveis
Certificado: Para obter a aprovação, o aluno deverá atingir uma pontuação mínima de 84% na prova escrita e alcançar os objetivos estabelecidos na avaliação prática no atendimento simulado de dois casos clínicos. No caso de aprovação, o aluno receberá uma certificação da American Heart Association.
Caso o aluno não obtenha o mínimo estabelecido, ele receberá um certificado de participação da Sociedade Mineira de Pediatria.
Local:
Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria – Rua Grão Pará, 85 – 7º andar
Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG
Público-alvo: médicos, acadêmicos de medicina, do 5º e 6º anos, e enfermeiros
Informações:
Tel: (31) 2514 5160/ 2512 8160/ 8416 2457
E-mail: centrotreinamento@smp.org.br
Obs: Diante do não comparecimento, o valor da inscrição não será restituído e nem o curso será transferido para outra data. Em situações especiais, como luto familiar ou impossibilidade por motivo de doença (comprovada mediante atestado médico), o aluno poderá requerer a restituição de 50% do valor da inscrição já paga. Outras justificativas, incluindo compromissos profissionais no horário do curso, não serão aceitas.
Boletins Científicos